Linux para Desktop
Hoje o Linux domina toda a parte de servidores no mundo, porém não fica só por isto a grandiosidade do mundo open source / free (código aberto, sistema livre de licenças).
Linux para Desktop a cada dia está mais fácil de usar e muito próximo dos sistemas operacionais comerciais. Com ambientes gráficos como KDE e GNOME , Linux oferece um interface gráfica de usuário mais como Mac OS/Windows que a tradicional interface de linha de comando do Unix, e muitos pacotes open source (embora nem sempre software livre) oferecem a funcionalidade de programas disponíveis em desktop de outros sistemas operacionais comerciais.
A organização Linux Simples para o Usuário Final (SEUL), é um grupo que defende a adoção do Linux e programas de usuário final para esse sistema operacional fazendo a padronização dos Desktop Linux.
Empresas de grande porte estão migrando aos poucos seu sistema operacional comercial para Linux.
Alguns dos benefícios / vantagens mais notáveis:
* Linux é livre, não sendo necessário pagamento de qualquer valor para obter licenças.
* Linux é livre de vírus, trojans, spammers e/ou algo similar.
* Para quase todos programas comerciais existe um open-source. Exemplos: OpenOffice (Suite para criação de documentos, planilhas, apresentações), Xmms (Tocador de MP3’s, visualizador de vídeos), Gimp (Editor de imagens), Mozilla Firefox (Navegador de Internet), Mozilla Thunderbird(Leitor de emails e RSS) e muitos outros.
* Progressivamente empresas estão desenvolvendo softwares para a plataforma Linux, e em questão de pouco tempo, todos os softwares estão disponibilizados.